domingo, 5 de setembro de 2010

KALLAH - A NOIVA DO CORDEIRO


Nissuin (Casamento)


O passo culminante no processo da cerimônia do casamento judaico é conhecido como nissuin. Isto é baseado no verbo hebreu nasa, que literalmente significa “carregar”. Nisuin era mais ou menos uma descrição gráfica, enquanto a noiva estaria esperando o noivo para levá-la para sua nova casa. Existia uma grande expectativa para a noiva na chegada do casamento. Esse tempo de espera se dava levando-se em consideração um elemento único para o casamento judaico bíblico, que é o tempo da chegada do noivo (e por isso toda a festa do casamento), o qual era para ser uma surpresa. Qualquer noiva que levasse o período de noivado seriamente, estaria esperando o noivo ao final desse longo ano de eyrusin. Entretanto, a hora exata da cerimônia não era certa, pois era o pai do noivo que daria a aprovação final para o nissuin começar. A noiva e sua comitiva estariam, então, ansiosamente olhando e esperando pelo momento exato. Mesmo no final da tarde, a comitiva de casamento deveria manter suas lâmpadas de óleo acesas só no caso em que o casamento estivesse por começar. Como eles saberiam quando seria a hora? Um costume era que um membro da comitiva do noivo liderasse o caminho da casa do noivo para a casa da noiva e gritasse, “Veja, vem o noivo!”. Isto seria seguido pelo som do shofar (chifre de carneiro), o qual era usado para proclamar dias santos judaicos e eventos especiais.

Ao som do shofar, o noivo lideraria a procissão do casamento pelas ruas da vila da casa da noiva. Os acompanhantes do noivo deveriam então carregar (nissuin) a noiva de volta para a casa do noivo, onde a chupah foi montada uma vez mais. O casal iria uma vez mais, como eles fizeram no ano anterior, proferir uma benção acompanhados de um copo de vinho (um símbolo da alegria). Este copo era claramente distinguido do copo anterior, como era refletida na tradicional sheva b’rakhot (“sete bençãos”) que o acompanhava. O segundo estágio da cerimônia da chupah, como é encontrado no costume do nissuin, serve como a finalização dos votos e promessas anteriores. O que foi prometido na cerimônia do eyrusin agora foi consumado na cerimônia do nissuin. Pela primeira vez, o casal estava livre para consumar o casamento deles, tendo as relações sexuais e vivendo juntos como marido e mulher (ver Gn. 24:66-67). O pináculo desta cerimônia alegre é o jantar de casamento. Isto é mais do que simplesmente sentar e jantar com todos os convidados, pois inclui sete dias de comida, dança e celebração (veja Jz. 14:10-12). Depois de todas as maravilhosas festividades, o novo esposo estava livre para trazer sua esposa para sua nova casa e viverem suas vidas juntos, dentro da total aliança do casamento.

As Sete Bênçãos (Pronunciadas durante um casamento judaico)
1. Louvado sejas, ó Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, Criador do fruto da videira .
2. Louvado sejas, ó Eterno, nosso Deus, Rei do Universo , que criou todas as coisas para Sua glória.
3. Louvado sejas, ó Eterno, nosso Deus, Rei do Universo , o Criador do homem.
4. Louvado sejas, ó Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que criou o homem e a mulher à vossa imagem , formando a mulher do homem como sua companheira , que, juntos, possam perpetuar a vida . Louvado sejas, ó Eterno , o Criador do homem.
5. Pode se alegrar Tzion, seus filhos são restaurados para sua alegria. Enaltecido és Tu, ó Eterno, que faz Tzion para alegrar a volta de seus filhos.
6. Grande e perfeita alegria a estes companheiros de amor, como você fez para o primeiro homem e a primeira mulher no Jardim do Éden. Louvado sejas, ó Eterno, que concede a alegria da noiva e do noivo.
7. Louvado sejas, ó Eterno, nosso Deus, Rei do Universo , que criou o gozo e alegria , a noiva e o noivo, alegria , música, prazer e alegria, amor e harmonia, paz e companheirismo. Ó Eterno , nosso Deus, não deixe nunca de ser ouvido nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, as vozes de júbilo e alegria , as vozes da noiva e do noivo , as vozes de júbilo os juntou em casamento sob a Chupah, as vozes dos jovens, pessoas festejando e cantando. Louvado sejas, ó Eterno, que faz o noivo se alegrar com sua noiva.

Após as bênçãos recitadas, o rabino tem uma taça de vinho no alto que passa para o noivo e a noiva beberem do copo.

E desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em Graça, e em misericórdias; e desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás O Eterno. (Oséias 2:19-20)


ANI LELODI VEDODI LI

Eu sou do meu amado e o meu amado é meu!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Decretos Apostólicos e Proféticos sobre Mogi das Cruzes - Jubileu



(ORIENTAÇÕES)

(Este decreto será feito há cada três horas desde o início do Jubileu de Mogi das Cruzes, num lugar alto, no Ninho das Águias (antigo Pico do Urubu), de onde se contempla a cidade.

A partir das 18 horas da quarta-feira dia 31 de Agosto, até as 18 horas dia 01 de Setembro, há cada 3 horas este decreto deverá ser pronunciado aos ares de Mogi das Cruzes, por cada homem, mulher, jovem (sacerdotes de Deus), que se moverem para isto.

(Haverá concentrações para decretos em Unidade, conforme abaixo, mas, cada cristão, homem, mulher, jovem (sacerdotes de Cristo), poderão do seu lugar de moradia, congregação ou trabalho, realizar nos horários abaixo os mesmos decretos.

Horários: 18 horas Início da 1ª Vigília da Noite no Ninho das Águias.
(21:00) Início da 2ª Vigília da Noite
(0:00) Início da 3ª Vigília da Noite
(3:00) Início da 4ª Vigília da Noite
(6:00) - 1ª hora do Dia – Em frente da Matriz de Mogi, onde a Cidade foi fundada.
(9:00) – 3ª hora do Dia – Igreja Apostólica Adoração e Vida
12:00 – 6ª hora do Dia
15:00 – 9ª hora do Dia Igreja Presbiteriana da Graça
18:00 – Encerramento na viração do Dia na Praça da Bíblia.

DECRETO DO JUBILEU PARA A CIDADE DE MOGI DAS CRUZES – SÃO PAULO - BRASIL
Este é o Ano do jubileu o povo do ETERNO em Mogi das Cruzes – São Paulo – Brasil e por isso tocamos a trombeta, anunciando que chegou o tempo da LIBERTAÇÃO do Povo de Deus e dos moradores desta terra.
É tempo de restituição, de libertação, tempo de comemorar o jubileu, pois todas as dívidas foram quitadas e as bênçãos serão triplicadas segundo a economia divina.
É tempo de comunhão com o DEUS VIVO, e o seu povo em Mogi das Cruzes é a sua morada, Ele neles habita e fala com eles.
O povo e seu Deus farão proezas, vencerão todos os inimigos e ninguém poderá resistir ao povo que é chamado pelo Nome do Eterno.
O povo do Deus Altíssimo declara que o Espírito de Deus é sobre eles, pois os ungiu para evangelizar os pobres, enviou-os para curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos e restauração da vista aos cegos, a por em liberdade os oprimidos, e para anunciar, proclamar, bradar, tornar conhecido O Ano Desejável do Nosso Deus, O Ano do jubileu.
Ao toque do shofar vou tomar posse de todos os bens e possessões que são de Mogi das Cruzes por direito e herança.
Proclamamos salvação, libertação ao povo

Proclamamos redenção na cidade para aqueles que estão sem força.
Proclamamos resgate das propriedades do povo de Deus, habitarão seguros na sua propriedade e as plantações, as criações e os salários serão triplicados.
Proclamamos que haverá alimentação para milhares de necessitados e ainda vai sobrar.
Proclamamos que Deus proverá novidades e haverá fartura,
Venha o reino de Deus e seja feita a vontade do Eterno assim na terra de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo e no Brasil como a Vontade de Deus é manifesta nos Céus.
Eu proclamo que assim seja. Amem.

Decretamos em Nome de Jesus para a Glória do Deus Eterno, O Todo Poderoso, Criador dos Céus e da Terra, que manifestou sua Glória a nós, por intermédio de Seu Filho, Nosso Rei e Nosso Deus Jesus Cristo de Nazaré, que entregou a sua vida como cordeiro, mas que ressuscitou como leão:

 Decreto e declaro: “Haja luz”, sobre a minha cidade.
 Decreto e declaro que se abre uma porta de oportunidade para um tempo extraordinário e glorioso, da parte do Eterno, para a nossa cidade.
 Decreto e declaro que a cidade de Mogi das Cruzes esta posicionada profeticamente para viver este tempo que se inaugura.
 Decreto e declaro que a cidade de Mogi das Cruzes esta em concordância com a visão de Deus para este tempo.
 Decreto e declaro que a cidade de Mogi das Cruzes se move baixo um manto de obediência para corresponder a demanda do céu.
 Decreto e declaro, na cidade de Mogi das Cruzes, o cancelamento da voz dos perversos e declaro que a voz profética ecoará nesta cidade.
 Decreto e declaro sobre a igreja desta cidade um despertar apostólico e profético.
 Decreto e declaro que em meio às densas trevas vem raiando a luz do Senhor.
 Decreto e declaro discernimento do tempo o qual trará discernimento gerando um comportamento alinhado com este tempo.
 Decreto e declaro: Não à religiosidade e sim ao Reino.
 Decreto e declaro que o Reino esta na nossa cidade e que se estendera tomando conta dela.
 Decreto e declaro Unidade no Corpo de Cristo na diversidade dos Dons e dos Chamados.
 Decreto e declaro a queda de fortalezas espirituais alojadas nas mentes religiosas.
 Decreto e declaro uma nova geração de líderes, que se movera profética e apostolicamente.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de perdão de dividas. (em todas as áreas)
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de libertação dos escravos. (todo tipo de escravidão)
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de declarar repouso sobre a terra.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de recuperar territórios perdidos.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, um derramar do Espírito Santo.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de restauração e resgate na família.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de que nos seja restituída a nossa liberdade.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de que seja restaurada a autoridade da igreja apostólica.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de avivamento.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de entrar no sobrenatural de Deus.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de salvação, curas e milagres.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de mudança de mentalidade.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de ativação e habilitação para viver o nosso destino profético.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de despertar os valentes para vencer os inimigos e ocupar os espaços designados.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de tocar o Shofar e preparar um povo disposto para o nosso Deus.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de revelação fresca da parte de Deus.
 Decreto e declaro sobre a minha cidade, Mogi das Cruzes, que é tempo de celebrar ao nosso Deus.
 Decreto e declaro que é chegado o tempo, com base em Genesis 45, que os Joses se dem a conhecer diante dos seus irmãos para liberá-los da fome espiritual que se encontram.
 Decreto e declaro que o Reino alcançara as áreas de influencia da sociedade: família, educação, governo, mídia, entretenimento, e negócios.
 Decreto e declaro que a Igreja de Cristo, A Noiva do Cordeiro se levantará, e purificará as suas vestes no Sangue do Cordeiro, e que todo pacto feito nas trevas, tudo o que é feito no oculto será manifestado à Plena Luz, e que de novo se verá a Diferença do que serve a Deus para aquele que não serve.
 Decretamos e declaramos, que só há um Deus, digno de Honra e de Glória e de Louvor e de Exaltação, a Ele o dobrar de nossos joelhos e o levantar de nossas mãos. Em uma só voz proclamamos a esta cidade neste tempo, proclamamos diante dos homens e diante do Nosso Deus, e do mundo espiritual: MOGI DAS CRUZES TU SERÁS CIDADE DE BÊNÇÃOS, DE ADORAÇÃO EM SANTIDADE E DE JUSTIÇA PARA A GLÓRIA DO DEUS ETERNO.
Decreto redigido por Paulo de Tarso (com base em decretos realizados na Capital Federal, na época de seu 1º Jubileu), Profeta Dario Hernandez. Arte e Direção na Proclamação do Evento do Caio Cunha.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Por quem os sinos dobram?






Dias atrás num passeio que fazia com minha família, numa noite de Lua Cheia, minha filhinha me perguntou: “Papai, porque a Lua está seguindo a gente?”. De pronto respondi, que na verdade a Lua estava parada, nós é que estávamos andando com o carro e tínhamos a impressão que a Lua nos seguia... Que vergonha senti logo depois, porque deveria ter dito a ela: Filha, a Lua está se movendo, a Terra está se movendo, nós estamos nos movendo, o Sol que ilumina a Lua está se movendo, o universo está se movendo, tudo está se movendo, Deus está se movendo e todas as coisas que se movem estão sustentadas pela Palavra do Seu Poder... Aleluia! (Talvez ela não entendesse ainda).


Minha filha, eu e muitos dos nossos amados irmãos em Cristo, muitas vezes sofremos da mesma ilusão de ótica, achando que estamos parados no tempo e no espaço, vivendo uma época difícil, que parece nunca passar, ou dentro de uma realidade às vezes em nossa própria família, congregação, trabalho, amizades, que parece que nada de nova acontece, que tudo está se movendo, só nós estamos perdendo tempo e parados...


Situações de enfermidade, de dificuldades, de crises familiares, de incompreensão, de preparo e capacitação, muitas vezes nos põe entristecidos, para acharmos que está tudo ruim, que o mal está prevalecendo, que os orgulhosos é que estão prosperando, que os que estão seguindo seus próprios impulsos é que logram sortes, e nos esquecemos do DONO do QUERER e do REALIZAR.


Somos naturalmente limitados, e espiritualmente (por conta do pecado), nos limitamos, e só sabemos o que vimos ou aprendemos, e só conhecemos o que nos foi revelado, e achamos que tudo se resume apenas a isso. Em nosso próprio relacionamento humano muitas vezes prendemos as pessoas em momentos ruins que passaram e não conseguimos projetar nenhum futuro, como se não houvesse transformação de vidas e novas oportunidades a todos. Para nós houve, mas, sabendo o que aquela pessoa fez... Não deve haver pelo menos para ela.


Aliás, pensamos exatamente assim, acerca das nossas dores (são as mais terríveis), das pessoas que nos fizeram mal, das oportunidades que perdemos, e do grau de dificuldade que enfrentamos. Erraram conosco gravemente, enquanto nós agimos de forma ou de outra (para com determinadas pessoas), por razões bastante justas (pelo menos para nós).


A Igreja de Cristo está com tantos problemas, a imoralidade, o amor ao dinheiro, a falta de temor a Deus, os programas meramente humanos, o orgulho, vaidade, e tantas outras coisas que vemos que está sofrendo a Noiva do Cordeiro nestes dias. É curioso no entanto, que esta análise crítica e enérgica, sempre é feita com relação às igrejas que vemos na mídia, nas rádios, televisões, ou através dos comentários, de um ou outro que se desvinculou e que agora, achou lugar seguro, exatamente, onde estamos nós...


Um poeta inglês, muito famoso chamado John Donne, viveu no século XVI e XVII, e pobre demais, foi o único sobrevivente de uma família de muitos irmãos que morreram ainda crianças, ou nasceram mortos, e depois de casado, teve 12 filhos, em 16 anos de matrimônio, até morrer numa das gestações sua própria esposa. Num dos momentos que teve de lidar com a morte, não possuindo recursos para enterrar o próprio filho, chegou a defender o suicídio. Preso, naquela dor, miséria, tempo, circunstâncias, sua visão era de que não havia esperança, que não se podia sonhar e jamais se pode romper com este ciclo.


Uma mudança em sua vida foi o encontro com Cristo, e o novo sentido de vida, que passou a gozar. Ainda com muitas lutas, foi consagrado pastor, e chegou a ser Decano, da St. Paul´s Cathedral of London, até sua morte em 1631. Escreveu entre tantas coisas um texto que ficou conhecido em todo o mundo, usado em livros, filmes, músicas: “Por quem os sinos dobram?”


“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor,...; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. John Donne.


Este pastor e escritor, conseguiu observar (em Cristo), além dos seus limites, misérias, dores, tristezas, incapacidades... Ele viu as conexões, ele percebeu a grandeza, ele sentiu-se parte, ele conseguiu fugir pelos séculos para anunciar a nós, que é muito mais do que pensamos!!!


A expressão “ANCIÃO DE DIAS” citada no livro do Profeta Daniel, nos apresenta O Eterno, numa das mais maravilhosas revelações do seu Ser... A Eternidade, O Sempre, O Perene, O Imutável. Vivemos tão pouco do “Pra Sempre”, que adquirimos em Cristo Jesus, que ainda sofremos por achar que estamos presos e parados. Os anos, as horas nos mostram que Deus está se movendo, que Ele está no controle, que Ele é o Cabeça da Igreja, que seus Planos e Propósitos, estão cabalmente sendo concretizados... Não agüento! Vou cantar... Oh profundidade da riqueza da Sabedoria e do Conhecimento de Deus... Quem lhe deu conselhos, ou quem foi que lhe deu, para que O Eterno tenha que lhe pagar?...


Deus está ganhando! Deus está se movendo! Mais numerosos e mais poderosos são aqueles que estão conosco, do que aqueles que com os nossos adversários estão! Ele que é O Cabeça está movendo cada membro de seu Corpo, cada servo seu, cada profeta que ainda Ele tem escondido, para o dia certo e para o momento mais preciso.


Não devemos desprezar os humildes começos; não podemos nos esquecer que na nossa fraqueza é que se manifesta e opera a Força de Deus; de que entristecidos muitas vezes, permanecemos sempre alegres; de que não tendo nada, possuímos tudo; de que desprezados e desconhecidos pelos homens, somos muito bem conhecidos por Deus; de que o Nosso Rei, nos ensinou que para subir devemos descer e para adquirir autoridade devemos servir a todos.


Assistindo dias atrás o filme do Diretor Cameron “Avatar”, numa das cenas, em que o tal Avatar, era recebido pelo povo de um planeta chamado Pandora, todos os moradores impõe mãos uns sobre os outros, formando um rede de centenas de seres, absolutamente conectados... Que vergonha, de me lembrar quantas vezes, pedi que os irmãos tomassem as mãos dos seus amados ao seu lado, e dando as mãos pudéssemos nos unir afim de adorar juntos a Deus, e de orar uns pelos outros... Às vezes não percebemos, mas, estamos todos conectados, todos sendo cuidadosamente amados e orientados por Deus, e em muitos momentos, parece que nada está acontecendo, mas, os propósitos de Deus, integralmente estão se cumprindo. O inimigo de nossas almas, usurpou tantas coisas de Deus para nós, e as usa liberalmente, enquanto fecha os nossos olhos para que não possamos ver a Força que há no nosso Sim e no nosso Não, no nosso Amém e no Poder de nossa Adoração em Unidade. No serviço de uns para com os outros e na compaixão e amor que flui quando permitimos proximidade.


Nunca vou esquecer de certa ocasião em que levei um pastor amado e muito experiente, para falar ao corpo pastoral de nossa igreja. Por horas ele ficou falando das angústias e traumas do ministério pastoral, das decepções, dores, traumas, abandonos, traições, e eu via nossos pastores afundando em suas cadeiras, alguns que sentiam-se chamados ao ministério, engolindo seco... até que este pastor amado, termina o que parecia um martírio, nos lembrando o que Deus fez com Balaão (profeta comprado para amaldiçoar a Israel), transformando suas palavras de Maldição, em palavras de Bênçãos.


“Quão agradáveis são tuas tendas ó Jacó, e as tuas habitações ó Israel” – Quando Deus olha para a sua Igreja, Sua Noiva, sempre vê com olhos eternos, sempre vê com Amor, sempre vê o que Ele está realizando e por isso, a abençoa, abençoa o seu povo.


Em todos os Shabats em Israel e em cada sinagoga do mundo, pela manhã se canta: “MA TOVU OHALECHA YAKOV, MISHKENOTECHA YISRAEL!” – O Som melodioso e solene da declaração de Balaão ecoa pelos séculos, sobre o povo de Deus e sobre nós que fomos juntados ao seu povo.


Meu pai dizia que em dias de tempestade os otimistas saem para o mar de qualquer jeito, os pessimistas não tiram os barcos dos estaleiros, os realistas arrumam as velas. Alegre-se se está tudo parado descanse, ou então se prepare, talvez seja o tempo de Deus para você capacitar-se para o que virá; Dance conforme a Música, seja conduzido pelo Espírito Santo, Ele não vai pisar no teu pé; Acostume-se ao ritmo do cavalo, se aprender o ritmo uma tortura se transformará num maravilhoso galope; não surfe a mesma onda até o fim, saia dela para poder pegar a próxima; se demorar para vir uma onda das boas... espere, depois de uma onda sempre vem outra, a água que volta da praia é que vai dar a força para a próxima onda subir...


Em fim: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e que são chamados, segundo O Seu Propósito.” A L E L U I A ! ! !




Você está ligado, você faz parte, você não está parado, Deus está no controle, Deus está vencendo, Deus está se movendo, Deus está sustentando todas as coisas pela Palavra do Seu Poder.




Amor,




Paulo de Tarso.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Algo melhor que Avivamento


Algo Melhor Que Avivamento

Pastores de Buenos Aires crêem que sua a cidade, com 13 milhões (de habitantes), deveria ter somente uma igreja.
Uma pequena congregação pentecostal, que encarava seu ultimo domingo como igreja, enviou um e-mail para Norberto Saracco pedindo oração. Eles perderiam sua propriedade em Buenos Aires a menos que pagassem U$ 25.000 – aproximadamente o que se ganha em um ano com as ofertas, e isso seria impossível naquele momento. Somente com esse valor eles poriam fim ao longo processo judicial envolvendo a propriedade.
Saracco, que é o co-lider do conselho de pastores na capital da Argentina, fez a oração e enviou outro e-mail dizendo: “Não somos capazes de gastar $25.000 para que uma igreja em Buenos Aires não feche”.Dois dias depois, pastores de um esquadrão de denominações diferentes doarão o dinheiro. Saracco explicou: “Quando dizemos que só existe uma igreja em Buenos Aires, essas são as conseqüências. Se quisermos uma igreja forte em Buenos Aires, cada igreja local tem que ser forte também”.

Este é apenas um dos frutos, ou talvez a experiência mais marcante de unidade, da igreja na vastidão dessa cidade.

Uma Idéia Simples
O movimento de unidade na Argentina é baseado em um conceito bíblico simples. “Cada vez que o Novo Testamento cita a igreja em uma cidade como Éfeso, é sempre no singular, nunca no plural”. Assim disse Carlos Mraida, pastor da Del Centro First Baptist Church. “No entanto, quando o Novo testamento fala da liderança em uma cidade, sempre fala no plural. A igreja é singular, mas a liderança é plural”.

“Quando vamos aos EUA não conseguimos entender a divisão da igreja”. Disse Saracco, pastor da Good News Church. “Você pode ver que há um pastor em uma esquina e outro na outra esquina e eles nem mesmo se conhecem. Aqui nós somos amigos”.

Entretanto, não é somente a amizade que está em jogo. Mraida estima que, enquanto 90% das igrejas em Buenos Aires cresceram durante esses 24 anos que ele tem servido como pastor, a cidade, fora das paredes da igreja, está significativamente em pior situação em praticamente todas as camadas espirituais e sociais. “Então parece que a igreja cresceu, mas o Reino de Deus não foi estabelecido”, disse Mraida.

“Jesus disse que a única condição para vermos o avivamento chegar seria nos tornarmos um, então o mundo iria crer (João 17:20-23). O modelo missionário no qual cada um faz do seu próprio modo não funciona. Nós temos que voltar para o modelo bíblico”.

Os portenhos – assim são conhecidas as pessoas que moram na cidade – tentaram iniciar um movimento depois da cruzada que Billy Graham fez na capital em 1962, e tentaram novamente depois da cruzada de Luis Pallau em 1977, mas as duas tentativas foram um fiasco. “As igrejas nunca foram hostis ou competitivas”, disse Juan Pablo Bongarrá, o irmão que é pastor na Church of the Open Door (Igreja de Portas Abertas), elas apenas estavam focadas em seus próprios projetos.

Um novo espírito de unidade nasceu no começo dos anos 80, quando centenas de cidades argentinas formaram conselhos pastorais, graças à cruzada de Carlos Annacondia. O homem de negócios transformado em pregador da palavra solicitava a formação de um conselho antes que ele fosse visitar uma cidade. No final daquela década tivemos dois retiros nacionais com 1.200 pastores.

O conselho de Buenos Aires foi fundado em 1982 por cinco pastores: Bongarrá, Saracco, Mraida, o pastor carismático Jorge Himitián e o pastor batista Pablo Deiros. O ponto de partida desses homens foi proporcionar a amizade entre os pastores, “já que é mais fácil unir pessoas do que denominações”. Disse Saracco.

Depois veio a reconciliação e o perdão pelos erros passados. O tumulto político durante a chamada Guerra Suja, que assolou a nação nos anos 70 e 80, criou uma profunda divisão entre as igrejas mainline (que tendem a ser mais liberais com as questões teológicas e bastante preocupadas com as questões sociais), que defenderam os direitos humanos, e as igrejas evangélicas, que permaneceram em silêncio.

Em uma conferência no centro comercial da cidade em 1999, o conselho pediu que os grupos se perdoassem diante das 25.000 pessoas reunidas ali.

Com o passar do tempo, os pastores quiseram formalizar a estrutura e criaram escritórios oficiais rotativos com as pessoas eleitas para presidente, vice-presidente e outros cargos tradicionais. Porém, enquanto funcionava apenas como uma instituição típica, não funcionou muito bem, e o conselho perdeu força. Então em 2006 o conselho convidou os fundadores (menos Deiros que saiu para ir para o Fuller Theological Seminary) para voltarem e revitalizarem o conselho. Os quatro concordaram, mas com uma condição. “Nós mudamos o modo de pensar e dissemos: não vamos trabalhar como se fossemos uma instituição; vamos trabalhar como uma igreja e focar nos dons espirituais”, disse Bongarrá. “Quais pastores são evangelistas? Mestres? Profetas? Apóstolos?” Hoje, participam do conselho mais de 180 pastores, estes representam 150 das 350 igrejas que temos na cidade.

O movimento de unidade rapidamente mudou de amizade entre pastores para igrejas ajudando igrejas. Quando uma igreja anglicana foi forçada a encerrar seu programa de escola dominical em 2008 por falta de professores, o que motivou um êxodo entre as famílias, a igreja pentecostal do pastor Saracco enviou quatro voluntários para conduzir o programa no ano de 2009. Quando um pastor do subúrbio enfrentou a possível perda da propriedade onde funcionava a escola cristã em um processo legal no ano de 2008, o conselho pagou as taxas que estavam em débito e os salários dos professores até que a escola se tornasse independente.

Nos últimos quatro anos, Mraida convidou pastores de diferentes denominações para servir a comunidade mensalmente nos cultos de sua congregação Batista.

Quando a igreja de Mraida estava construindo um novo templo, o pastor Omar Cabrera, que tem uma organização interdenominacional – Vision of the Future Church (Visão da Igreja Futura) – e que fica a 10 quadras de distância da igreja, ajudou a igreja arrecadando os 70.000 pesos para comprar o cimento que tornaria possível que aquele prédio tivesse uma segunda história.

“Um monte de pastores me disseram, ‘ hei, ele está a 10 quadras de nós ‘, porque você vai ajudar a construir essa igreja?” E eu respondi, “Vamos lá, todos nós estamos no mesmo time”. Em junho de 2008 o conselho organizou 40 dias de oração, que culminou em três vigílias ao ar livre na frente do Congresso nacional. Depois tivemos mais 40 dias de oração em 2009 o que nos levou a fazer uma campanha de 50 dias, que começou na páscoa e foi até o pentecostes.

Evangelizando a Cidade
Então, em novembro de 2009, o movimento teve uma mudança significativa de igrejas ajudando igrejas para igrejas evangelizando a cidade juntas. “Com o passar dos anos nosso relacionamento ficou sólido”, disse Mraida, “mas não éramos capazes de alcançar o nível de uma missão”. Os pastores encarnaram o sacerdócio universal dos crentes e procuraram pessoas para assumir a “responsabilidade espiritual” por cada uma das 12 mil quadras no centro da cidade com três milhões de habitantes. Os voluntários oraram pela quadra sob sua responsabilidade e distribuíram Bíblias e folhetos. Hoje o conselho tem 7.000 quadras cobertas por voluntários de 100 igrejas locais. Os pastores estão confiantes de que eles irão encontrar voluntários para as 5.000 quadras que ainda faltam até o fim do ano.

O conselho lançou uma campanha de cinco anos baseada na Didaquê – obra antiga, também chamada de Instrução dos Doze Apóstolos, com as principais doutrinas cristãs – que foram condensadas em 40 sentenças em uma linguagem mais moderna. Há cada duas semanas a cidade é saturada com uma nova mensagem que promove os valores cristãos. A mensagem é divulgada em jornais, táxis, folhetos, outdoors, na tv e no rádio, sempre com o slogan “A Argentina que Deus quer… com Jesus Cristo é possível”. Muitas igrejas reforçam as propagandas pregando sermões relacionados ao tema naquela semana. As congregações estão tão entusiasmadas que as ofertas do conselho – que normalmente não ultrapassam 2.000 pesos por mês – recebeu em ofertas o espantoso montante de 750.000 pesos (equivalente a U$196.000 dólares) em cinco meses, para cobrir os gastos com publicidade.

O último exemplo de evangelismo na cidade foi em Fevereiro de 2010, com o envio de missionários para o Norte da África como representantes da igreja em Buenos Aires. As igrejas argentinas têm enviado missionários constantemente desde a conferência do COMIBAN (Conferencia Ibero Americana de Cooperação Missionária) em 1987 na cidade de São Paulo, quando foi despertada pelos movimentos missionários na América Latina.

Mas esse “envio” coletivo chegou em um novo patamar (a família Batista, por exemplo, é suprida por 20 igrejas). “Essa idéia tem um tremendo potencial missionário, e é um modelo que tornará possível fazer isso mesmo com a realidade econômica da América Latina”. Disse David Ruiz, o fundador e presidente internacional da COMIBAM.

Ruiz, agora diretor associado da World Evangelical Alliance Mission Commission, disse: “O sucesso da unidade em Buenos Aires veio no momento em que a unidade dos grupos tradicionais da América latina – tais como o conservador CONELA (Latin American Evangelical Fellowship) e a tradicional CLAI (Latin American Council of Churches) – estavam morrendo ou perdendo a relevância. As maiores parte das alianças evangélicas estão enfrentando crises de identidade. O conselho em Buenos Aires é o único grupo que trouxe uma alternativa para o modelo de unidade que existe na igreja da América latina”.

“O tipo de estrutura de unidade que Saracco e Bongarrá representam é novo. Eles, na verdade, fazem muitas coisas juntos”. Disse René Padilla, um dos principais teólogos da América latina e o presidente emérito da Fundação Kairós em Buenos Aires. Ele notou que o conselho é muito ativo, mas sua influência alcança somente o coração da cidade, não se estende para fora do centro, e as grandes divisões entre os grupos mainline e os conservadores ainda existe. Já existem sinais encorajadores com relação às pessoas dessas denominações. Mas ainda existe um longo caminho pela frente.

Além de Buenos Aires
Exemplos de unidade não estão restritos a Buenos Aires. Pastores em Neuquén estabeleceram um HMO Cristão que fornece serviços médicos a preços populares. Outros conselhos de outras cidades se juntaram e compraram uma propriedade para fundar estações de rádio cristãs. E outra vez falando em Buenos Aires, eles têm sido tão bem sucedidos que a ACIERA, Aliança Evangélica da Argentina, convocou todos os outros conselhos em abril para o seminário Batista da cidade, e dessa forma os pastores puderam aprender com os colegas portenhos.

As igrejas não precisam abandonar suas características para participar. Os pastores estão de acordo no que se refere aos elementos teológicos essenciais – “a Trindade, a morte de Jesus na cruz, sua segunda vinda – basicamente o evangelho pregado por Billy Graham e a Convenção de Lausanne”. Disse Bongarrá – e concordam em discordar do resto. Eles continuam a divergir em questões como o divórcio, segurança de salvação eterna, batismo no Espírito Santo e adoração, por exemplo.

“Esses debates podem ser importantes em minha congregação, mas não são importantes pra trabalharmos juntos e pregar o evangelho para a cidade”. Disse Bongarrá. “Nós aceitamos as diferenças e as vemos como riquezas. Seria muito chato se todas as igrejas fossem iguais. Imagine se Deus só tivesse criado um tipo de flor; seria bem chato”.

Ao invés disso as igrejas estão fazendo um intercâmbio com seus dons e pontos fortes. “Hoje as igrejas mainline estão ajudando as igrejas evangélicas a fazer o trabalho social, e as igrejas evangélicas estão ajudando as igrejas mainline a fazer evangelismo”. Disse Bongarrá. Os cristãos agora desfrutam de uma maior influência na esfera pública porque podem se apresentar como uma frente unida quando vão confrontar o governo, como aconteceu recentemente, em novembro, na questão do casamento homossexual.

Bongarrá e Saracco dizem que o processo para escolher as iniciativas e simples: o conselho de reúne mensalmente para uma refeição, uma pela manhã e outra no final da tarde para incluir os pastores que também trabalham secularmente. Depois de comer e ter comunhão uns com os outros, eles apresentam e discutem as idéias, que recebem um voto final de todo o grupo. Então eles verificam qual dos pastores tem o dom espiritual para implementar aquele projeto.

A estrutura desprendida é o que julgamos ser a chave do sucesso. E ainda mais, temos algo para fazer juntos. “Por muitos anos nós nos reunimos como um conselho, mas não tínhamos um projeto em comum”. Disse Bongarrá. “Agora mais e mais pastores estão se juntando a nós porque é bom orar junto e ter um tempo agradável juntos, mas as pessoas estão mais felizes, pois tem algo a fazer”. Mraida disse que “O mais importante é ter em mente que a unidade deve ser um processo continuo, não um evento”. “Unidade para a cidade é um processo”.

Quem visitou a Argentina falou muito a respeito do avivamento que puderam observar. Bongarrá conta: “nós temos tido crescimento nas igrejas, mas não avivamento. Avivamento muda a estrutura da sociedade. Agora nós temos algo melhor que avivamento: unidade. A unidade trouxe a oportunidade para o verdadeiro avivamento”.

Quão longe os pastores em Buenos Aires podem ir com seus esforços para se tornarem um? “Nossa visão é que um dia não teremos nenhuma separação entre as denominações, e trabalhamos com esse objetivo”. Disse Saracco, citando João 17. “Mas hoje nós temos consciência das nossas diferenças e sabemos que não veremos tal unidade enquanto estivermos vivos”.

“Nossa visão e nosso trabalho é um na fé. Talvez levem 100, 200 ou 300 anos. Nós não sabemos. Mas Abraão foi o pai da fé porque ele creu e não porque ele viu”.


TRADUÇÃO: Léia Santana

Fonte: christianitytoday
Eu li este artigo no Blog do Pastor Marcos Arrais, meu amigo querido, e meu coração queimou pelo Espírito Santo. Senti como água fresca, num dia quente e seco... Vou orar, e vou me levantar para procurar meus irmãos... São Paulo, O Nome do teu Senhor é JESUS CRISTO DE NAZARÉ!
Blog do pastor Marcos Arrais: http://www.pastorarrais.com.br